segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Brasileiros estão lendo mais

Chegamos à incrível marca de 1,9 livro por ano! É o que demonstra uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Livrarias - ANL. Certo, não se trata de algo memorável, mas pode indicar um aumento no interesse dos brasileiros pelos livros - por isso, perdoe-me pela ironia inicial.

Outro aumento a se comemorar - especialmente a ANL - é o do número de livrarias. Houve um crescimento de 11% em relação a 2006. E, bem, se há um maior mercado de livros, há mais leitores, certo? É o de se imaginar, ao menos.

Apesar de uma conclusão positiva, de que estamos lendo mais, como afirma a reportagem do Bom Dia Brasil, é fácil perceber se tratar de um aumento insuficiente. Estamos bem abaixo de Chile, Argentina e Colômbia, por exemplo, com 3, 5 e 2,5, respectivamente, segundo Vitor Tavares, presidente da ANL.

Extrapolando a pesquisa, poderíamos pensar em algum fatores que prejudicam o crescimento da leitura no Brasil. Entre eles, claro, o analfabetismo. Ou, ainda, a pouco número de bibliotecas e espaços públicos destinados à leitura. E, então, o que falar do preço dos livros? Sim, as livrarias crescem em número e espaço físico, mas seu objeto de venda continua caro.

De qualquer forma, nos resta torcer para, na próxima pesquisa, presenciarmos um aumento significativo da leitura. Porque, afinal, ter uma média de 1,9 livros lidos por ano não é algo tão animador assim.