FRINJ

O que é o FRINJ?

O FRINJ é uma simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) no qual os alunos desempenham papel de delegados (representantes) de um país e debatem temas relacionados à política Internacional.

O Fórum de Relações Internacionais Juvenil – FRINJ – terá este ano sua quarta edição. Nossa iniciativa partiu em 2009 por professores de Nova Iguaçu que levam seus alunos a outras edições de modelos que acontecem em outras instituições. O IV FRINJ será realizado nos dias 15, 22 e 29 de Setembro de 2012, mais uma vez no Instituto de Educação Santo Antônio, em Nova Iguaçu.
     
Os organizadores ficam satisfeitos quando chega o fim do evento, e conseguem perceber nos alunos a satisfação pela participação, podendo dizer que com gostinho de quero mais. Na cerimônia de encerramento todos demonstram estar felizes pelo que se passou nos dias anteriores, isso é a certeza que nosso trabalho foi cumprido e a recompensa por mais um ano de dedicação.
     
Cada ano que passa acredita-se que os modelos sejam muito mais do que uma simples simulação de organizações internacionais; todos encaram esse tipo de projeto como uma grande oportunidade de crescimento pessoal, de aprendizado, de entender seu papel no mundo, complementar o ensino. Algo que muitas pessoas só adquirem tardiamente os participantes do FRINJ têm a possibilidade de adquirir com antecedência.
    
O FRINJ apresenta uma diversidade de temas com relevância no cenário internacional. Este ano teremos como temas: A Crise de Mísseis de 62; Biocombustíveis e Impactos nas mudanças climáticas; Redes ilegais na América Latina; e Súbsídios agrícolas.
     
O FRINJ, no entanto, não se resume às discussões dentro do comitê. Momentos de lazer se fazem necessários para amenizar qualquer tensão diplomática. Aproveito para convidar os alunos de 9º ano e Ensino Médio e seus respectivos professores para conhecerem o projeto e se aventurarem por ele, tomando para si o poder de decisão sobre o futuro do mundo e sentindo o peso de suas decisões, sem deixar de se divertir pois no fim das contas esse é o espírito que precisamos.