SSCS

Sea Shepherd Brasil

Capitão Paul Watson e sua tripulação de voluntários
Capitão Paul Watson e sua tripulação de voluntários
O Instituto Sea Shepherd Brasil – Guardiões do Mar integra a Sea Shepherd Conservation Society, baseada nos Estados Unidos que também tem escritórios na Austrália, Canadá, Inglaterra, Holanda, França e África do Sul. A Sea Shepherd Conservation Society – SSCS foi fundada em 1977, nos Estados Unidos, pelos fundadores do Greenpeace, que, ao engajarem-se nesse novo projeto, criaram um movimento de caráter mais ágil, objetivo e ativista. Atualmente, a Sea Shepherd é considerada a ONG de proteção dos mares mais ativista do mundo e conta com a participação efetiva de milhares de voluntários em todo o planeta.
Em 1971 dois jovens movidos pela paixão e pela vontade de preservar o Planeta Terra embarcaram em um navio em direção ao Alasca com o objetivo de parar os testes nucleares que seriam conduzidos na ilha de Amtchika. Estas pessoas eram os canadenses Paul Watson e seu parceiro Robert Hunter. Neste mesmo ano estas duas personalidades acabariam encabeçando a criação da ONG mais conhecida do mundo, a Greenpeace. Seis anos mais tarde, os dois ambientalistas decidem deixar a Greenpeace. Paul Watson então funda outra ONG, mais ativista, objetiva, ágil e menos burocrática. Surge então, em 1977, a primeira ONG de proteção dos mares do mundo, a Sea Shepherd Conservation Society. Nestes mais de 30 anos de atuação, a Sea Shepherd e seus voluntários ficaram conhecidos como piratas dos mares, depois de afundar 10 navios baleeiros ilegais e abalroar e impedir a pesca de inúmeros barcos pesqueiros ilegais.
No Brasil, as atividades do Instituto Sea Shepherd Brasil – ISSB iniciaram em junho de 1999, através da implantação da sede nacional, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul como o único escritório no mundo com total autonomia da matriz nos EUA. Esta sede serve como referência das ações no Brasil e trabalha pela preservação da biodiversidade marinha brasileira, além de apoiar as ações internacionais da SSCS. O Instituto Sea Shepherd Brasil depende do voluntariado e, como outros escritórios no mundo, não possui nenhum funcionário fixo ou assalariado. Desde a sua fundação o ISSB vem promovendo, defendendo e apoiando a preservação dos ecossistemas marinhos brasileiros. Diversas ações em parceria com outras ONGs, empresas e órgãos governamentais já foram desenvolvidas com sucesso. Entre estas, podemos citar atividades de educação ambiental, sobrevôos para monitoramento e fiscalização do litoral contra a pesca predatória, coordenação de equipes durante atividades de recuperação afetadas pelo derramamento de petróleo, ações civis públicas em defesa dos ecossistemas marinhos entre outras.
Paul Watson a esquerda e Robert Hunter a Direita bloqueiam navio caçador de focas no Canadá em 1976, ainda em campanha pelo Greenpeace.
Paul Watson a esquerda e Robert Hunter a Direita bloqueiam navio caçador de focas no Canadá em 1976, ainda em campanha pelo Greenpeace.
As ações da Sea Shepherd interessam a todos. Através de seus projetos, toda a comunidade, os órgãos governamentais, outras ONGs e a iniciativa privada são beneficiadas, as ações do Instituto Sea Shepherd preserva um bem comum que pertence a todos: o mar e a sua biodiversidade. O Instituto Sea Shepherd Brasil desenvolve atividades dirigidas para a conservação da biodiversidade marinha e ecossistemas da costa litorânea brasileira junto com organizações privadas, governamentais e não governamentais que buscam os mesmos objetivos. Como em outros lugares no mundo, os voluntários da Sea Shepherd são pessoas que querem fazer diferença e ajudar a proteger os ambientes e os animais marinhos. Estudantes, universitários, profissionais liberais e empresários de diferentes áreas de atuação se unem e oferecem seu conhecimento e esforço pessoal à nossa disposição para agir.
A Sea Shepherd precisa de você para continuar promovendo ações de forma ágil e eficaz. Portanto, se você também se revolta com a situação do nosso litoral e no mundo, torne-se um Guardião do Mar e faça a diferença.

Como Ajudar

indio-e-carlos1
  •  “ trata-se de um serviço comprometido com a sociedade e alicerçado na liberdade de escolha. O voluntariado promove um mundo melhor e torna-se um valor para todas as sociedades”(Associação Internacional de Esforços Voluntários)
  • … “o voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não -remunerada, para causas de interesse social e comunitário” (ONG Comunitas)
  • … “o voluntário. Como ator social e agente de transformação, presta serviços não remunerados em benefício da comunidade, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto as necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa …” (Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança)
Percebe-se que os conceitos e definições para “Voluntário”, são diversos , mas todos eles se referem a valores como cidadania e solidariedade.
Para o Instituto Sea Shepherd Brasil, … “ Voluntário é mais do que uma escolha … um tempo ….. uma doação …. É uma atitude responsável e comprometida com a conservação de um bemprecioso: a Vida nos Oceanos.
Instituto Sea Shepherd Brasil quer você participando deste momento crescente da organização mais ativista do mundo! Para a Sea Shepherd continuar promovendo ações estamos procurando por voluntários ao redor de todo o mundo para apoiar nosso trabalho ativista. Você pode ajudar das seguintes formas:
· Filie-se – A primeira etapa é se filiar a Sea Shepherd através de uma doação anual mínima você apoia diretamente nossas ações no Brasil e no mundo ajuda a cobrir nossos custos operacionais e ainda ganha uma carteirinha personalizada da marinha de Netuno!
· Captação de recursos – É mais fácil que você pensa. Organize um evento beneficente, por exemplo uma festa em seu restaurante ou bar, condomínio de moradores ou na sua própria casa para a Sea Shepherd (mostre vídeos da Sea Shepherd e faça uma apresentação sobre o nosso trabalho).lixo3
· Militância – Ajude a divulagar o nome e missão da Sea Shepherd e monte uma mesa de informações em eventos especiais, festivais, mercados livres, praças em sua área. Seja criativo! Pense em um lugar onde você possa montar uma mesa de exibição e distribuir informações sobre a ONG. Divulgue nossos cursos e forme grupos de interessados.
· Educação – Visite escolas, universidades, clubes, organizações profissionais e faça uma palestra sobre a Sea Shepherd.
Cyber-Ativismo – Apoie nossas atividades através da internet. Você pode ajudar a causa ao divulgar nosso website em outros sites, assinando abaixo assinados eletrônicos, enviando e-mails de protesto, traduzindo ou escrevendo artigos para o nosso site e boletim informativo.
· Fazendo uma doação de material ou serviço – Você pode nos ajudar a arrecadar recursos ao doar um bem ou serviço que seria rifado em benefício da Sea Shepherd. As atividades da Sea Shepherd também dependem da prestação de serviços de empresas e da doação de materiais específicos.
· Networking – O trabalho de desenvolver uma rede de apoio e contatos locais dispostos a oferecer assistência na logística das atividades da Sea Shepherd é muito importante para o sucesso de nossas ações.