A produção colaborativa já deu certo em design de automóveis e de publicações. Então, porque também não daria certo em outros segmentos? Foram o que pensaram os finlandeses que criaram a Audio Draft, uma plataforma de conteúdo colaborativo de áudio.
A intenção é ajudar produtores de áudio a encontrar novas pessoas e novos projetos para trabalhar. As empresas que precisam de algum tipo de produção de áudio começam criando um concurso no site, incluindo a seleção de sons/músicas que estão licenciadas para o trabalho. Logo depois, definem a recompensa para o vencedor e descrevem o que precisam . Tudo o que a empresa tem que fazer é pagar 99 dólares mais 10% do prêmio prometido ao vencedor. Produtores de áudio do mundo todo podem participar utilizando uma ferramenta da AudioDraft. Os clientes podem dar nota, comentar e eliminar o que é enviado e, no final, escolher um ou mais vencedores. O dinheiro é transferido automaticamente.
Exemplos como esse mostram que o ambiente virtual está se tornando um lugar onde serviços são cada vez mais negociados como produtos. Será que estamos caminhando para o dia em que a maior parte dos profissionais trabalhará como freelancer dentro de sua própria casa?