sábado, 13 de novembro de 2010

Como funciona a OPEP?


A Organização dos Países Exportadores de Petróleo é quem manda no comércio do ouro negro - é dona de 79% das reservas de petróleo do mundo. No ano passado, o grupo vendeu US$ 575 bilhões em barris. Dinheiro que o colocaria entre as 20 maiores economias do mundo se fosse um país.



1. Reunião e voto: Os membros se reúnem pelo menos duas vezes por ano, em encontros feitos na sede da Opep (em Viena) ou no país que estiver na presidência da organização. Juntos, eles decidem o quanto produzirão de petróleo nos 6 meses seguintes. Cada membro tem 1 voto, e a decisão deve ser unânime.
                                                                    

2. Produção: Cada país assume uma cota da produção total definida para a Opep. A cota é proporcional: quem tem melhor estrutura de produção - Arábia Saudita, Venezuela e Irã - ganha direito de produzir mais. Membros com menos reserva e capacidade de refino, como Argélia e Equador, recebem quantidades menores. 


3.Venda: A decisão é repassada aos produtores, na maioria empresas ligadas ao governo. E os produtores negociam com seus compradores com base nessa definição. Os principais compradores dos países da Opep são EUA, Japão e Itália. 

4. Emergência: Se uma crise estourar, a Opep faz uma reunião de emergência. Só em 2008 foram 3 encontros desses, porque o mercado do petróleo estava muito instável. Nas reuniões de emergência, a Opep pode decidir elevar o preço de seus barris, ou até impor embargo a certos países. 

Países Membros 
Angola 
Arábia Saudita 
Argélia 
Catar 
Emirados Árabes 
Equador 
Líbia 
Kuwait 
Nigéria 
Iraque 
Irã 
Venezuela